22/07/2010

Invictus [2009]

Quando você sabe quando um diretor é bom? Quando ele faz um filme bom, imagino. Mas, e quando um cara só faz filmes bons, ou grande parte de sua filmografia é boa? Não são muitos que conseguem tal feito, e os diretores que mais gosto que se encaixam nesse quesito são Stanley Kubrick, Quentin Tarantino e Clint Eastwood.
Enquanto Kubrick faz filmes densos sobre o homem e Tarantino, obras visuais fodas com diálogos sensacionais. Clint, o cara mais macho de Hollywood, faz filmes bonitos e inspiradores, que chegam até a arrancar lágrimas de alguns no final. Quem não se emociona com o final de Menina de Ouro, Gran Torino, A Troca ou Invictus? Mas também faz filmes motherfucker, como Imperdoáveis.

Não tivemos o grande diretor atuando em Invictus, já que ele se aposentou em Gran Torino, mas Morgan Freeman fez muito bem o Nelson "Madiba" Mandela, ganhando até indicação ao Oscar. Morgan, ótimo ator, pelo jeito é bem amigo de Clint, já que juntos já fizeram também Menina de Ouro e Indomáveis. O Mandela de Invictus não é só um líder solidário que queria a união dos povos, ele tem profundidade e vida pessoal, ele é Nelson Mandela, um homem, grande homem aliás, mas mesmo assim, é um homem humano (Mamonas mode on).

O elenco todo de Invictus trabalha muito bem e parece muito à vontade, incluindo Matt Damon, que tem grande destaque e também foi indicado ao Oscar, também com um ótimo personagem. O roteiro é excelente, garante profundidade aos personagens principais e foco no momento, na copa do mundo de rugby, que é o grande assunto do filme, e não Mandela.

Clint Eastwood já provou a muito tempo que é foda, e dinheiro ele também tem muito e não é de agora. Então, com 80 anos hoje, fazer 10 filmes em 10 anos tem que ser por prazer, e ele mostra que gosta de cinema, pois grande parte de seus filmes são excelentes e (não que isso seja garantia de alguma coisa) sempre são lembrados pela Academia (Oscar).

Invictus deve ser assistido, por Clint, Freeman e Damon, por Mandela e pela superação da seleção sul-africana, pelo roteiro maravilhoso que o filme tem e todas as outras qualidades técnicas. E, principalmente, pela inspiração e emoção que nos proporciona.

16/07/2010

Combo-Mega: Pacotão de Férias

Férias, nada pra fazer e muita chuva. O que fazer? Ham... Muitos filmes! Confesso que não foi das melhores maratonas, mas ver com os amigos é bom também.

#1. Legião (2010, de Scott Stewart) - Fraco
Bem fraquinho... Deus perdeu a fé na humanidade e manda os anjos matarem todo mundo. Mas Miguel vai ajudar os homens e seu novo messias, e mostrar à Deus o que ele precisa ver: a bondade. Tá, mas é bem zuadinho. Próximo.

#2. Matadores de Vampiras Lésbicas (2009, Phil Claydon) - Engraçado
Parece que só eu achei esse filme engraçado, por que eu dei uma pesquisada na internet e todo mundo falando que é uma bosta. Bom, assintido, a gente achou aquela tosqueira toda engraçada.

#3. Jogos Mortais IV - Nojento
Peidei pra história, é o primeiro que eu vejo e não entendi nada. Se tem uma coisa que é boa nesse filme são os cortes de cena (não nas pessoas) que misturam uma com outra. Tem uma pessoa andando, aí a câmera gira e é outra pessoa em outra cena. Só.

#4. Simplesmente Complicado (2010, Nancy Meyers) - Demais!
Muito bom! Leve, engraçado, pra ver com a família mesmo. Com aquela gente rica, aqueles filmes chiques sabe? E o melhor é que tem comida, adoro filme de comida. Não chega a ser um Ratattouile, mas a Maryl Streep é cozinheira, que junto com o Steve Martin e o Alec Baldwin fica muito, mas muito, engraçado.

#5. 30 Dias de Noite - Chato
Muito chato. Não dá medo, não tem história, não tem nada!

#6. Arraste-me para o Inferno (2009, Sam Raimi) - MUITO BOM
É muito bom, estilo aqueles terror/trash/comédia que ele fazia no começo da carreira, assusta, tem ritmo, é engraçado e bom, tudo o que os filmes citados acima não conseguiram fazer (fora o da Maryl Streep), vale a pena assistir.

04/07/2010

Balanço do Mês: Junho

Com um pouco de atraso e poucos filmes, vamos ao balanço de junho. O sistema de notas continua o mesmo (5 estrelas: clássico/ 4: muito bom/ 3: Bom/ 2: Médio/ 1: Péssimo) e ainda se refere ao quanto eu gostei do filme, e não à sua qualidade.

#1: Habana Blues (2005, de Benito Zambrano) - 3 Estrelas
Uma co-produção de vários países, é muito divertido e mostra a vida em Cuba como ela é, sem esconder nem exagerar em nada, é uma declaração de amor à ilha e um estudo sobre um homem e seu sonho (não é Lost)

#2: Um Estranho No Ninho (1975, de Milos Forman) - 5 Estrelas
Genial, simplesmente espetacular em todos os sentidos. Um filme denso e engraçado ao mesmo tempo, é uma Obra-de-ARTE e já é um dos meus filmes prediletos.

#3: Coisas Belas e Sujas (2002, de Stephen Frears) - 3 Estrelas
Começa muito bom, instigante, nos prende à medida que vamos conhecendo os personagens e sua história, mas o final decepciona um pouco, apesar de ser bem bonito. Mas não me pegou muito.

#4: Os Deuses Malditos (1969, de Luchino Visconti) - 3 Estrelas
Assisti este filme para um trabalho da escola, considerado o melhor filme que trata sobre a ascensão do nazismo, é pesado e perturbador. Mas excelente históricamente e tem uma fotografia fantástica.

#5: Toy Story (1995, de John Lasseter) - 5 Estelas
#6:Toy Story 2 (1999, de John Lasseter) - 5 Estelas
#7: Toy Story 3 (2010, de Lee Unkrich) - 5 Estrelas
Os filmes da Pixar são no mínimo muito bons. Foi Toy Story quem a colocou no nível que é hoje e Toy Story 3 é sua obra-prima. Não é filme só pra crianças, é genial e lindo.

Em breve, post gigantes sobre Pulp Fiction (meu filme predileto, que já assisti no mínimo 10 vezes, e re-assisti semana passada) e Across the Universe (o musical do Beatles, a melhor banda de todos os tempos).