02/08/2010

Quero Ser Quentin Tarantino #1: Cães de Aluguel

fade from White

Céu azul, com poucas nuvens, música erudita tocando ao fundo, enquanto letreiros aparecem da seguinte história (uma frase por vez, de forma tranqüila e ritmada com a música):

"Era uma vez, em Manhattan Beach, numa locadora, um garoto. Este garoto trabalhava nessa locadora, e passava o dia assistindo a filmes. E sonhava em um dia fazer o seu filme"

Corta direto para um barulho de tiro e um sangue vetorizado se espalhando na tela, a música muda para Slaughter (trilha sonora deBastardos Inglórios) e aparece o letreiro

"Essa é a história de Quentin Tarantino"

cross fade

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Quentin Tarantino é meu ídolo, minha referência quando se fala de cinema e autor dos meus filmes prediletos. Portanto, agora farei uma série sobre seus trabalhos da melhor maneira possível, sonhando em fazer uma das melhores matérias sobre Quentin Tarantino do mundo!

A HISTÓRIA

Quentin Tarantino sempre sonhou em fazer cinema, mas seu sonho esbarrava em seu anonimato perante a indústria cinematográfica. Para ganhar um pouco de notoriedade e dinheiro, Quentin vendeu dois de seus roteiros, Amor à Queima Roupa (30 mil dólares) e Assassinos por Natureza.

Mesmo ainda sendo um desconhecido (estes dois filmes só seriam lançados após Cães de Aluguel), Quentin decidiu fazer seu próprio filme, de um roteiro que ele escreveu em três semanas, com seus amigos e com uma verba de 13 mil dólares, em 16 mm e em branco e preto.

Se perguntado qual seria seu ator perfeito para o filme, Tarantino responderia "Harvey Keitel". Eis que, um de seus amigos, Lawrence Bender, fazia aulas de teatro com o marido de Lili Parker, uma associada do Actor's Studio NY e que conhecia Harvey.

Então Lawrence mostrou o roteiro para seu professor, que gostou e mostrou para sua esposa, Lili, que gostou e mostrou para Harvey, que gostou e ligou para Quentin dizendo que adoraria produzir o filme.

Monte Hellman, diretor, se interessou pelo projeto e se "candidatou" a dirigi-lo, mas como Tarantino disse que ele seria o diretor, Monte aceitou ser produtor executivo. E essa lista de contatos só aumentou quando Richard Gladstein, da Live Entertainment, se tornou também produtor e aumentou a verba do filme para 1,5 milhões de dólares. Todos esses envolvidos por causa do nome de Harvey Keitel, que segundo Tarantino, deu "legitimidade ao projeto"

Harvey foi tão importante que ajudou Quentin na seleção do elenco, que aconteceu em LA e NY, e foi em sua casa o banquete que reuniu todos os atores, Tarantino e Lawrence Bender antes da gravação do filme. Perguntado se queria o papel de Mr. Pink ou Mr. White, Harvey ficou com Mr. White. Entre os atores contratados, estava Eddie Bunker (Mr. Blue), um escritor de contos criminais que Quentin lia e utilizava as gírias.

A PRODUÇÃO

O filme foi gravado em sua maioria na zona leste de Los Angeles, sendo o galpão (principal cenário do filme) uma velha funerária abandonada. A escolha de locais contrastados, como um bairro antigo e outros bairros mais ricos apagou os limites claros de tempo do filme e o permitiu envelhecer mais vagarosamente.

Como Quentin ainda não entendia nada de iluminação, ele contratou um câmeraman especialista, Andrzej Sekule, que utilizou um filme com a sensibilidade mais baixa da Kodak e uma forte iluminação para dar mais clareza, profundidade e a cor viva e exata do quadro que Quentin queria.

Durante o mês anterior a gravação, foram feitos ensaios para economizar no tempo de gravação a fim de reduzir custos. E na última semana foi tirada uma folga, a não ser para Tim Roth (Mr. Orange) e Quentin, que tem uma pequena ponta, e que por não ter ambições como ator preferia se concentrar em sua missão como diretor. O filme estreou em 1992, no Festival de Sundance, e até hoje é aclamado.

O FILME

Cães de Aluguel é por muitos considerados o melhor filme de Tarantino, e também o melhor filme independente de todos os tempos. Tendo ganhado vários prêmios, é um dos filmes mais bem cotados pela Rotten Tomatoes e concorreu ao grande prêmio do júri no Festival de Sundance.

As referências que Tarantino coloca em seus filmes são inúmeras, a começar pelo nome do filme. Quentin diz que esse nome veio à sua cabeça durante as filmagens, e que representa a essência do filme, que se dispõe a criar um estado de espírito. Entretanto, há quem diga que é uma combinação de nomes dos filmes Au Revoir Les Enfants(de Louis Malle) e Straw Dogs (de Sam Peckinpah), e que o nome partiu de uma brincadeira entre Quentin e seu amigo, que o convidara para assistir Au Revoir Les Enfants, mas Quetin disse que prefeririaReservoir Dogs. (ham-ham, pegou o trocadilho? "Au Revoir" e "Reservoir"... eeeee Praça é Nossa!)

Cães de Aluguel é foda por diversos motivos, entre eles a tão comentada não-linearidade dos roteiros de Tarantino. Dizendo que odeia quando os bandidos se separam depois do roubo em filmes, Quentin fez um filme sobre o depois-do-roubo. A primeira cena é antes do roubo (que não é citado) e na cena seguinte descobrimos que é depois do assalto.

Um filme sobre um assalto a uma joalheria, que não mostra o assalto! O filme é costurado tão genialmente durante a edição, que na verdade ele te dá primeiro as respostas, e depois vêm as perguntas para nós podermos montar toda a situação e entender tudo o que aconteceu. Essa maneira de contar a história totalmente inovadora de Quentin beneficia o espectador, pois ele monta o filme de modo que a melhor cena seja no fim (no caso desse filme é o próprio fim, mas não é o que acontece em Pulp Fiction).

As sutilezas do roteiro de Tarantino também são impressionantes, os diálogos de seus personagens (que para alguns são completamente desconexos) fazem total sentido, por que nos faz entender cada um, cria uma profundidade e nos fazem entender melhor suas ações. Além disso, como disse o próprio Tarantino "o filme é como a vida, e nós não falamos sobre o plot de nossas vidas, falamos outras besteiras que não tem nada a ver. Bandido não vai conversar somente sobre o assalto, mas também sobre mulheres, alguma coisa que aconteceu com eles ou uma música que eles ouviram na rádio".

Outra sutileza que é digna de Stanley Kubrick acontece na cena em que Mr. White e Mr. Pink estão conversando em uma sala no galpão, e são vistas garrafas cheias de substâncias brancas, rosas e laranjas. Sendo que as garrafas brancas e rosas estão juntas e a laranja está separada das outras. Mr. Orange estava em outra parte do galpão, assim como ele também não faz parte da "laia" desses dois, criminosos.

Assim como na cena em que o Eddie Legal está indo para o galpão, uma bexiga laranja segue o carro por um momento, sabendo que Mr. Orange é o policial infiltrado, dá a idéia de que a polícia está na cola deles, como o final do filme demonstra.

Além disso, Tarantino constrói o filme não somente com o que se passa na tela, o roteiro é inteligente de mais para isso. Como a cena em que Mr. Blonde corta a orelha do policial e a câmera se move para um canto do galpão, ou a cena final, em que a câmera fica em close no Mr. White e o que nos faz entender o filme são somente os sons.

Em referências a outros filmes, destacam-se Seqüestro do Metrô 123(1974), que deu a idéia para Tarantino usar nomes de cores aos ladrões e A Better Tomorrow II (1987, de John Woo), que deu idéia para todos os ladrões (assim como em Pulp Fiction) usassem ternos e gravatas pretas com camisas brancas.

Além disso, Tarantino referencia uma frase de Muhammad Ali, que disse “Se você um dia chegar a sonhar em me bater, é melhor que acorde e se desculpe”. Essa frase é dita por Mr. White (“Se você atirar em mim enquanto sonha, é bom que acorde e se desculpe”) no começo do filme.

Os filmes de Tarantino sempre estão recheados de cultura pop. Diálogos sobre músicas, filmes, seriados, atores e atrizes; revistas em quadrinhos e pôsteres do mesmo e de filmes. Tem tudo que tem na vida real. Quentin tinha, aliás, uma certeza tão grande sobre sua interpretação de "Like a Virgin" da Madonna, que quando encontrou com ela, ele a perguntou se estava certo (!). Ela respondeu que não, que é uma música de amor. Mas eu prefiro a sua interpretação, Quentin.

A trilha sonora é espetacular, como em todos os filmes de Tarantino. Ele que afirma ter uma coleção gigante de músicas em sua casa, na sua Jukebox (que pode ser vista em À Prova de Morte), e que cria cenas especialmente para colocar uma música especial no filme.

O melhor dos filmes de Quentin Tarantino é que ele satisfaz o público. Como ele mesmo disse "as pessoas pagam 9 dólares para ir ao cinema, e estão indo ao cinema. Eu quero lhes dar uma experiência, e não somente um monte de imagens passando". Em todos os filmes de Taratino, os espectadores saem com um sorriso no rosto, ele sempre lhes dá o que eles querem, desde Cães de Aluguel, até agora emBastardos Inglórios.

Tarantino já se firmou como um dos grandes do cinema atual e já escreveu seu nome na história do cinema. Fazendo de todos os seus filmes uma obra-prima, ele virou um ícone moderno e é cultuado por milhares ao redor do mundo, influenciando vários cineastas (entre eles Guy Ritchie, Danny Boyle, Chan-Wook Park) e aspirantes à (entre eles, eu). Resumindo, é um cara foda pra caralho.

Fontes de pesquisa: Wikipédia, Artilharia Cultural e os extras do DVD.

fade to black

3 comentários:

VIctor Lopes disse...

É uma postagem e tanto...hehe
agora re-li e gostei mais, apesar do sentido dos blogs de serem um diário, acredito que sua bordagem é bem pessoal, mas com toques jornalísticos.

Em nome do pai, do quentin tarantino, Amém.

Anônimo disse...

Cada dia que passa você escreve melhor...daqui a pouco vou ter um concorrente em jornalismo viu!? HAha, Muito bom o post, as curiosidades tudo! ADOREI! Parabéns.

Ricardo disse...

Muito obrigado meus queridos amigos! huahauauhahua, agradeço o apoio (ooohhh que nunito)