PESSOA 1
Muito bom o filme né?
PESSOA 2
Muito, muito bom. Meio american way of life, mas genial.
Os dois vão descendo a escada e se dirigindo à grande porta branca da frente
PESSOA 2 (CONTINUANDO)
Você viu segunda guerra nele?
Assim começou a conversa com um amigo meu (seria o Pessoa 2) e ele desenvolveu uma "análise" que era justamente o que eu pretendia ver nos filmes quando comecei este blog. Portanto Neuba, tomei a liberdade de escrevê-la aqui, pois concordo com essas coisas que você disse. Contém SPOILERS!
9 é o longa de um curta do mesmo diretor, que concorreu ao Oscar de Melhor Curta em 2006. Shane Acker fez a primeira versão como o trabalho de conclusão da faculdade, e para fazer a versão longa-metragem teve a ajuda do nada-mais-nada-menos Tim Burton.
E o filme combina com Tim, sombrio, personagens estranhos, inclusive o 6, que se parece muito com ele, ou pelo menos Edward Mãos-de-Tesoura. O mundo pós-apocalíptico se parece muito com Matrix, com a diferença que os humanos foram mesmo dizimados.
O plano filosófico ou mesmo as explicações para a trama tardam para aparecer, no começo parece mais um filme de animação/ação, entretanto eu esperava as explicações, e quando elas vieram, foram satisfatórias.
Os 9 bonequinhos são a alma do cientista maluco que iniciou a guerra homem vs. máquina - e terminou. A mesma idéia de dividir a alma, que aparece em Harry Potter - as horcruxes de Valdemort. Mas também antes: o um anel, de Sauron, do Senhor dos Anéis.
Cada bonequinho representa uma característica do cientista: 1 é a fé, a crendice; 2 é a criatividade; 3 e 4 eram gêmeos, eram a inteligência, a necessidade de aprendizado, afinal, era um cientista; 5 é a amizade; 6 é a perspicácia, a veia artística; 7 é a coragem; 8 a força; E 9 a liderança, meio que um mix de todas.
Primeiramente vamos a fatos explicitamente mostrados na película. A referência do chanceler do país em que se passa o filme com o Nazismo é óbvia, assim como o cenário do filme reflete a Alemanha pós-guerra.
Agora, o que eu achei interessante foi a interpretação que meu caro amigo Pessoa 2 (Neuba) fez: A guerra entre humanos e máquinas foi a primeira guerra mundial. E mesmo os humanos tendo perdido, também não parece que as máquinas venceram. Pois no filme eles acordam uma máquina maior, e aquele vazio que era o mundo volta a ser dominado por elas. Seria essa a Alemanha se re-erguendo na segunda guerra. E os 9 os soldados americanos que caem no Dia D e salvam o mundo. Uma menção clara no fim do filme a isso é quando, findada a guerra, sobram 4 bonequinhos, o homem, a mulher e duas crianças, a família perfeita. E ainda dizem "Agora o mundo é nosso, podemos fazer o que quisermos com ele".
A menção ao americanismo é clara, mas eu gostei muito dessa interpretação das guerras. E é o que eu quero fazer com os filmes que posto aqui, foi o que tentei fazer em 2001: Uma Odisséia no Espaço. Falando nela, temos uma clara referência a ela em 9, a máquina do mal, ou máquina Hitler, tem um visor IGUAL ao HAL 9000. Outra referência a filmes (pelo menos eu enxerguei assim) foram os fantasminhas de Star Wars no fim.
A animação é excelente e sua trilha sonora também é ótima. O filme em tudo é muito bem feito. Inclusive na história, que além de falar sobre tudo isso que eu já escrevi aqui, também fala sobre o pensamento filosófico. 9, ao ser impedido de ir salvar seu amigo 2, questiona o dogmatismo do líder 1, que tem a figura de um clérigo. Ele o questiona se aquilo no que ele acredita tão piamente não for verdade e critica o seu fanatismo. Outro ponto que reforça essa idéia é que o abrigo ideal de 1 é uma igreja.
Se não fosse por ser tão demorado em nos entregar sua melhor parte, 9 - A Salvação seria impecável. Com uma linda cena na parte final, ao som de Over the Rainbow, tema do Mágico de Oz, 9 tenta passar uma mensagem que não é executada tão bem quanto em Wall-e, tornando seu principal trunfo suas reflexões e referências a fatos históricos, sua qualidade técnica e as cenas de ação empolgantes. Com certeza é um filme que crianças não gostarão, mas o pessoal mais velho vai adorar.
Um comentário:
O legal de você escrever sobre esses filmes aqui é que você só aumenta a minha lista de filmes para ver! Gosto do jeito que você escreve, você me faz querer ver o filme. =)
Postar um comentário